Mas porque diabos o seguro de auto cobre enchente e o seguro patrimonial não?

Ontem (14/03/2018) caiu um temporal aqui em Curitiba e infelizmente tivemos alguns clientes que nos procuraram porque tiveram suas casas invadidas pela água da rua que subiu muito rapidamente. Ficamos extremamente chateados por não conseguir ajudar, afinal de contas nossa “missão” é ajudar as pessoas. Mas existe neste caso um componente chave que é um dos fundamentos de qualquer tipo de seguro, o risco.

O risco deve ser involuntário (não depende da sua vontade), incerto (não se sabe se acontecerá) e imprevisível (não é possível prevenção). Aqui mora o perigo, pense comigo: estou dirigindo meu carro quando o tempo fecha e começa a chover muito. Neste momento o transito simplesmente trava e a água começa a subir até encobrir o meu carro. Nesta situação serei atendido pelo meu seguro, uma vez que não tinha como prever que iria chover tanto a ponto de alagar a região onde fiquei preso no trânsito. Também não tenho tanta intimidade com São Pedro para pedir que maneire na chuva, portanto este foi um evento de risco involuntário, incerto e imprevisível.

Agora, vejamos a outra situação. Tenho uma casa em uma região de vale ou próxima a um rio e toda vez que chove muito a minha rua alaga e entra água na minha casa. Neste caso o risco também é involuntário (não tenho culpa que alagou) porém é “quase” que certo e previsível. Todo mundo que mora na rua sabe que isso vai acontecer de novo na próxima chuvarada e o pior, os governantes também sabem. Aqui trata-se de um problema urbanístico criado pelo homem por uma ocupação desordenada, falta de manutenção na rede de escoamento/esgoto ou ainda assoreamento e poluição dos rios.

O seguro foi criado para nos proteger do que não podemos evitar. Parar de jogar lixo na rua, de poluir os rios e principalmente escolher melhor a classe política só depende de nós.

MAIS INFORMAÇÕES

(41) 3362-1020
[email protected]
08:30h–12:00h e 13:30h 18:00h
R. Conselheiro Carrão, 410 - Loja 01 - Juvevê, Curitiba - PR, 80040-130


Famacor Seguros © 2017 - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: