Manual do carro reserva! | Famacor Seguros

Manual do carro reserva!

Já faz algum tempo que eu queria escrever sobre o carro reserva, mas existem tantas variantes que resolvi fazer este post em forma de tópicos. Vamos lá!

Alguns fatos:

  • Quanto mais tempo de carro reserva melhor. Existem dois problemas crônicos no mercado: superlotação das oficinas (é só olhar para o lado para perceber que não existe oficina suficiente para atender a quantidade de veículos que estão rodando por aí) e falta de peças de algumas marcas (nacionais e importadas).


  • A cobertura de carro reserva é barata. Quinze dias de carro reserva contratado na apólice custa aproximadamente o mesmo que duas diárias de um carro alugado de forma particular.

  • O carro reserva sempre será liberado em uma locadora. Assim, o segurado estará sujeito aos procedimentos da própria locadora que geralmente são: ser maior de 21 anos, ter habilitação há mais de 2 anos e um valor deixado em caução/garantia.

  • Para solicitar o carro reserva você precisa usar o seu seguro. Isso irá acontecer em caso de colisão, incêndio ou roubo.

  • Para que o carro reserva seja liberado o valor do reparo do seu carro deve ultrapassar o valor da sua franquia.

  • Normalmente o carro reserva é um veículo básico de entrada. Contudo, algumas seguradoras oferecem também a opção de um veículo mas sofisticado. Isso deve ser definido na hora da contratação.

Algumas dúvidas:

  • Se eu levar o carro em uma oficina credenciada, sempre terei direito ao carro reserva? Depende da sua seguradora. De forma geral, as seguradoras oferecem algum benefício para incentivar a escolha da sua rede de oficinas, porém nem todas concedem carro reserva neste caso. Algumas irão dar desconto na franquia.

  • Bateram no meu carro e estou sendo atendido por outra seguradora. Posso usar meu carro reserva? Depende da sua seguradora e se você tem carro reserva contratado. A maioria das seguradoras irá liberar mediante envio do aviso de sinistro e orçamento liberado (precisa ultrapassar o valor da sua franquia).

  • Meu carro estragou. Posso usar o carro reserva? Novamente vai depender da sua seguradora e do que você contratou. Hoje já existem cláusulas de carro reserva em caso de pane. Contudo isso ainda é restrito a poucas seguradoras e as coberturas mais completas dos seus respectivos portfólios

Se você tiver mais alguma dúvida, pode enviar para [email protected] que responderemos com a maior satisfação 😉

Escrito por Mauro Brustolin Iplinski, sócio da Famacor Seguros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *