Perfil no seguro de auto! | Famacor Seguros

Perfil no seguro de auto!

O perfil é um dos principais fatores que influenciam no custo final do seguro de auto. Por isso essa é uma questão bem complexa e sempre gera muitas dúvidas. Cada seguradora possui o seu próprio banco de dados e estatísticas, assim majora ou reduz o custo dependendo de cada resposta do perfil. Basicamente é levado em conta o CPF/CNPJ do cliente, idade, estado civil, utilização do veículo e até mesmo o CEP de pernoite (se você morar em um bairro com alto índice de roubo de veículos pagará mais caro pelo seguro).


Existem também alguns mitos como:

– O seguro em nome da minha mãe fica mais barato.

Talvez sim, talvez não. Como algumas seguradora utilizam o score do CPF como critério para tarifar o seguro pode ser que fique mais barato, mais caro ou até mesmo que seja recusado se houver alguma restrição. O perfil deve ser sempre do principal condutor e se o veículo for compartilhado deve ser usado a pessoa mais jovem como referência.

– Quando eu fizer 25 anos o seguro ficará mais barato.

A tendência é que quanto mais experiente o condutor melhor será o custo do seguro, contudo não existe uma idade ou linha de corte. Essa redução é gradativa e acontece ano a ano.

– Carro com rastreador tem seguro mais barato.

Vai depender se o rastreador é homologado pela sua seguradora. Normalmente o custo do rastreador é bem maior do que o desconto no seguro.

Vale a pena ressaltar que qualquer resposta visando redução de custo que não seja verdadeira pode acarretar em um recusa na hora do sinistro (isso é fraude). Ou seja, nunca minta para a seguradora porque o barato pode sair muito caro.

O “segurado” é o dono da apólice, desta forma não é recomendável fazer o seguro em nome de outra pessoa por alguns motivos:

1) Esta pessoa poderá cancelar o seguro a qualquer momento (basta ligar na seguradora)

2) Se o seguro for usado muitas vezes esta pessoa terá dificuldade em fazer qualquer outro seguro de auto. Ela ficará com seu CPF restrito por sinistralidade em todas as seguradoras

3) O bônus (desconto de renovação) será dela

Como cada seguradora possui a sua própria estatística de acordo com o resultado da sua carteira, é comum que exista grande diferença de custo quando cotamos o seguro do mesmo carro com perfil idêntico no mercado. Por isso, trabalhamos com as maiores e melhores seguradoras do mundo para encontrar a melhor tarifa de acordo com a característica específica de cada cliente.

Se você tiver mais alguma dúvida, envie para [email protected] que ficaremos muito felizes em responder 🙂

Escrito por Mauro Brustolin Iplinski, sócio da Famacor Seguros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *