Seguro de Condomínio!

Sr Síndico/Sra Síndica parabéns por enfrentar essa bucha. Sabemos que não é fácil administrar um condomínio e que por mais brilhante que seja o seu trabalho sempre terá algum condômino insatisfeito. A vida é assim mesmo, infelizmente é impossível agradar a todos. Mas a boa notícia é que pode contar com a gente e eliminar a preocupação com o seguro. Temos uma carteira bem razoável de condomínios e atendemos este ramo desde a nossa fundação (2004).


Acreditamos que os senhores saibam bem como funciona o Seguro de Condomínio, mas vale a pena ressaltar alguns pontos bem importantes:

  • Trata-se de um seguro obrigatório acordo com a lei 4.591/64 e as normas subseqüentes.

  • Além da cobertura de incêndio (obrigatória por lei como vimos acima) podemos incluir mais uma série de outras coberturas como: tumultos, derrame e vazamento de água, seguro de vida do funcionários (obrigatório conforme convenção trabalhista); danos elétricos;  vendaval; impacto de veículos terrestres, roubo de bens; responsabilidade civil do síndico e do condomínio, quebra de vidros, guarda de veículos, portões entre outras.

  • Enquadrar o tipo correto do condomínio é essencial na contratação. É preciso tomar um cuidado extra com condomínios que possuem comércio no térreo, eles possuem uma classificação específica.

  • É importante avisar se o condomínio possui elevadores. Eles são os “vilões” deste seguro.

  • De longe o sinistro mais comum é “danos elétricos”. Normalmente o prejuízo é alto pois afeta a placa do elevador e/ou central de interfones. Algumas seguradoras (com custo mais baixo) além da franquia aplicam na indenização uma cláusula de depreciação. Se o Condomínio possui mais de 5 anos a indenização pode ser reduzida em até 50% (aqui mora o perigo). Recomendamos sempre fazer o seguro com uma seguradora que não aplique esta depreciação ou que ofereça a opção de contratação com cláusula de “valor de novo”.

  • Outro sinistro bem comum é “quebra de vidros”, nem todo morador é muito cuidadoso com os bens do condomínio. Também acontece bastante acidente com o fechamento dos portões nos veículos dos condôminos.

  • O Seguro de Vida dos funcionários é obrigatório por força de convenção coletiva de trabalho e fica muito mais barato fazendo junto com o Seguro do Condomínio.

  • Normalmente a cobertura é para o próprio condomínio (áreas comuns e edificações), contudo é possível incluir um verba para os bens dos condôminos.

  • Uma cobertura bem legal é a de Guarda de Veículos. Se algum carro for roubado de dentro do Condomínio será indenizado.

  • É possível conseguir um descontinho extra agregando coberturas “baratas”. Quanto mais coberturas maior é o desconto de “agrupamento”. O Seguro fica melhor e mais barato.

  • A decisão de contratar o seguro deve ser do síndico por um motivo básico: ele é o responsável e será responsabilizado se der alguma zebra. Por isso não recomendamos transferir essa responsabilidade para a Administradora. É a sua pele que está em jogo.

A Famacor trabalha com as maiores seguradoras do mundo e sempre enviamos as melhores 3 propostas de seguradoras distintas.

  • Precisa renovar o Seguro do seu Condomínio? Nos consulte, você terá uma opção a mais para avaliar!
  • Seu Condomínio está sem Seguro? Fale agora mesmo com a gente, precisamos resolver isso urgente!

Escrito por Mauro Brustolin Iplinski, sócio da Famacor Seguros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *